Embalagens

Os materiais para embalagens tais como os sacos com blindagem eletrostática, embalagens condutivas, recipientes e caixas ESD fornecem proteção direta dos dispositivos contra uma potencial descarga eletrostática. O objetivo principal destes materiais para embalagem é o de proteger o produto quando ele sai da área protegida contra ESD (APESD). A função principal contra ESD destes materiais de embalagem é a de eliminar ou minimizar o impacto possível da descarga eletrostática criada por efeito triboelétrico, pela descarga direta, e por campos eletrostáticos induzidos.

Pulseiras de Aterramento

Quando usada e aterrada de maneira adequada, uma pulseira de aterramento em bom estado mantém o corpo humano perto do potencial zero, assim impedindo a descarga prejudicial entre corpos e objetos. As pulseiras de aterramento permitem a dissipação segura das cargas do corpo ao terra.

Ionizadores de Ar

A ionização do ar pode neutralizar as cargas estáticas em objetos não aterrados ou isolantes (não condutivos) através do carregamento (ionização) das moléculas dos gases no ar circunvizinho. As cargas estáticas que existem em qualquer superfície podem ser neutralizadas por meio da atração de cargas com polaridade oposta existentes no ar.