Indução de Campo

Sempre que um objeto é carregado eletrostaticamente, um campo elétrico associado a esta carga é criado em torno dele. Uma vez que um dispositivo sensível (ESDS) não aterrado entra neste campo elétrico, uma carga é induzida no dispositivo, causando uma transferência súbita das cargas entre os dois corpos. Esta transferência de cargas resulta em falhas catastróficas que reduzem a vida útil, prejudicam o funcionamento ou destroem o dispositivo permanentemente.

A descarga eletrostática pode mudar, degradar ou destruir as características elétricas de dispositivos eletrônicos tais como circuitos integrados e componentes. Conseqüentemente o controle de estática eficaz é crucial, a fim de proteger nossos produtos de danos indesejáveis.

Controle Anti-Estático

Na grande maioria das vezes as pessoas são as principais fontes geradoras de carga eletrostática. O simples ato de andar ou de reparar uma PCI é suficiente para gerar milhares de volts sobre o corpo. É óbvio que o aterramento pessoal é a primeira etapa para um controle antiestático eficaz.